Citologia - Biologia Celular
- FFSIRE
- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2024
CITOLOGIA
Ou Biologia Celular, é o ramo da Biologia que estuda as células. A palavra citologia deriva do grego (kytos, célula) e (logos, estudo). A citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo. O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são fatos relacionados. Em 1663, Robert Hooke cortou um pedaço de cortiça e observou ao microscópio. Ele notou que existiam compartimentos, os quais ele denominou de células. A partir daí, a citologia começou a desenvolver-se como ciência. O avanço dos microscópios contribuiu para que as estruturas das células fossem observadas e estudadas.

CÉLULA
As células são as menores unidades morfofisiológicas (estruturais e funcionais), dos organismos vivos. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros, tais como os seres humanos, são pluricelulares (várias células). Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
DO ORGANISMO À CÉLULA
Se considerarmos um ser humano como um dos seres vivos mais complexos da natureza e este ser, sendo formado por trilhões de células (pluricelular), ao começar a dividi-lo, vamos verificar que este organismo final (ser humano), segue uma "sequência de desmontagem": ORGANISMO --> SISTEMAS--> ÓRGÃOS --> TECIDO --> CÉLULA. Por isso, como a célula é a menor estrutura que forma o organismo final, dizemos que a célula é o "tijolinho" básico de todos os seres vivos (exceto os vírus).
TEORIA CELULAR
O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular apresenta postulados importantes para o estudo da Citologia: 1) Todos os seres vivos são constituídos por células;
2) As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células;
3) Novas células se formam pela divisão de células preexistentes através da divisão celular;
4)A célula é a menor unidade da vida.
PROCARIONTES
A principal característica da célula procarionte é a ausência de carioteca delimitando o núcleo celular. O núcleo da célula procarionte não é individualizado. As células procariontes são as mais primitivas e possuem estruturas celulares mais simples. Esse tipo celular pode ser encontrado nas bactérias.
EUCARIONTES
As células eucariontes são mais complexas. Essas possuem carioteca individualizando o núcleo, além de vários tipos de organelas. Como exemplos de células eucariontes estão as células animais e as células vegetais.
DIFERENÇAS ENTRE EUCARIOTO VEGETAL E ANIMAL
QUANTO À ESTRUTURA E FORMA
A célula animal e vegetal apresentam formato diferenciado. A célula animal possui formato irregular, enquanto a célula vegetal apresenta uma forma fixa. As células animais podem apresentam cílios e flagelos, o que não ocorre na célula vegetal. Podemos observar um grande vacúolo na célula vegetal, que ocupa grande parte do seu citoplasma (estrutura azulada entre as flechas). Isso deve-se a função da célula de armazenar seiva e realizar o controle da entrada e saída de água. A célula vegetal tem parede celular e a animal não.
ESQUEMA SIMPLIFICADO DOS TIPOS CELULARES
Vídeo de Apoio: http://youtube.com/watch?v=YD4GGpAtL6o | |
Clique no botão ao lado e faça a atividade GoogleForms do tema: |
Comments